O Professor Milton Santos foi um respeitado geógrafo brasileiro. Apesar de ter se graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970.

No dia dedicado à Consciência Negra, nesta terça-feira (20), a trajetória do geógrafo baiano negro Milton Santos foi alvo de um relato feito pelo vereador Carlos Alberto da Rocha, Frei Cal (PMDB), em sessão da Câmara de Vereadores de Feira de Santana.

Vereador Carlos Alberto da Rocha , Frei Cal (PMDB).

O geógrafo negro Milton Santos, que nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, mesmo não tendo a oportunidade que deveria ter no Brasil, “contribuiu para esse processo de libertação que a população negra está alcançando”, afirmou Frei Cal. O professor doutor Milton Santos é autor de livros, que surpreenderam o mundo, pela originalidade e audácia. Foi o único brasileiro e receber um “prêmio Nobel”, o Vautrin Lud, que é como um Nobel de Geografia.

Frei Cal também mencionou a história de Zumbi dos Palmares – um dos maiores expoentes na luta contra a escravidão no Brasil – em seu pronunciamento na Câmara. Segundo o vereador peemedebista, ativista do movimento negro em Feira de Santana, muitas conquistas da população negra foram alcançadas a partir do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O vereador fez a leitura de um texto extraído da internet, intitulado “Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil”.

Ascom Câmara