A primeira Base Comunitária de Segurança de Feira de Santana e o Serviço de Radioterapia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) foram inaugurados nesta quinta-feira (27) pelo governador Jaques Wagner (PT), com a presença do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e outras autoridades.

A primeira Base Comunitária de Segurança de Feira de Santana foi instalada nesta quinta-feira (27), no conjunto George Américo. O ato contou com a presença do governador Jaques Wagner (PT), do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e outras autoridades.  O governador inaugurou ainda o Serviço de Radioterapia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

A nova base, instalada provisoriamente, conta com 80 policiais capacitados, quatro viaturas e quatro motocicletas, além de câmeras de vídeomonitoramento. Segundo o comandante da unidade, tenente Ermillo, a filosofia de polícia comunitária traz responsabilidade também para a comunidade. “Acredito que podemos fazer o diferencial para que cada vez mais a comunidade seja abastecida de paz e tranqüilidade”. No total, o investimento é de cerca de 1,4 milhão.

O governador inaugurou ainda o Serviço de Radioterapia e Braquiterapia, voltado para pacientes com câncer, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do HDPA. Foram investidos R$ 2,5 milhões na aquisição de equipamentos de acelerador linear e braquiterapia.

De acordo com Jaques Wagner, o novo serviço busca o conforto com atendimento de primeiro mundo. “Não conheço nenhum país que tenha o sistema público gratuito, que vai dar vacina ao transplante de órgão, como nós temos aqui no Brasil. Esse é um momento de orgulho para nós, principalmente para o povo de Feira que utiliza o Sistema Único de Saúde”.

O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, falou sobre a aquisição dos equipamentos em parceria com o Ministério da Saúde e anunciou novos investimentos. “Nós temos aqui hoje o que há de mais moderno de radioterapia no país. E não vamos parar por aqui. Já conseguimos com o Ministério da Saúde a aquisição de um segundo acelerador linear para ampliar a capacidade instalada. Vamos ter um dos maiores centros com capacidade em radioterapia do Brasil para atender um grande quantitativo de pacientes”.

Ainda segundo Solla, 111 mulheres das regiões de Irecê, Jacobina, Seabra e Itaberaba, que fizeram rastreamento de câncer de mama, já começarão a ser atendidas neste final de semana na nova unidade. “São mulheres que tiveram resultados suspeitos na mamografia, que estão migrando para Feira para fazer exames confirmatórios. Aquelas que confirmarem câncer de mama já vão entrar no protocolo desse serviço que hoje está sendo inaugurado”.