O 2 de Julho comemora a Independência do Brasil na Bahia, e em 2012 completa 189 anos. A data magna do estado representa a celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823.

Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, à época ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.

Este ano o desfile aconteceu com uma hora de antecedência, algo que nunca antes tinha ocorrido. Porém, como em anos anteriores as ruas foram enfeitadas e houve muita participação popular, o desfile aos 2 de Julho mais uma vez mostrou a admiração que os baianos têm pelos heróis da Independência. Milhares de pessoas, além de autoridades políticas, participaram da caminhada que começou com o hasteamento das bandeiras e a colocação de flores no busto de general Labatut, na Lapinha. O governador Jaques Wagner compareceu ao desfile cercado por um enorme número de seguranças.

Como de costume, o cortejo seguiu pela ladeira da Soledade, subiu o Santo Antônio Além do Carmo, até chegar ao Pelourinho. Lá uma parada em reverência à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em frente a igreja que foi recentemente restaurada. Dali a multidão seguiu até o Terreiro de Jesus, onde foi encerrada a parte matutina do desfile.