A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a tão popular gripe, será iniciada no próximo sábado (5) e prossegue até o dia 25 de maio. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que mais de 60 mil pessoas deverão ser vacinadas em Feira de Santana durante a campanha. Integram o público-alvo da campanha, idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, trabalhadores da área de saúde e população indígena.

O Dia D será deflagrado logo no primeiro dia da campanha, no sábado, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mobilizar aproximadamente 500 profissionais para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e locais definidos como postos extras, a fim de facilitar o acesso à imunização e atingir um maior número de pessoas.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, as vacinas já estão sendo distribuídas entre as UBS e PSF e serão disponibilizadas das 8h às 17 horas, a partir do dia D. “As pessoas inclusas no público alvo da campanha devem se dirigir aos postos munidas de documento pessoal e cartão de vacinação. A vacina continua sendo trivalente e, por isso, vai imunizar contra a gripe comum, que antes era aplicada apenas em idosos, e a gripe H1N1”, informa.

Janice Estrela faz um alerta sobre as características da doença e destaca a importância da vacinação. “A influenza pode se apresentar desde uma forma mais leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A vacinação se constitui como uma estratégia efetiva de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos”, adverte, acrescentando que “reações adversas são pouco frequentes e, na maioria das vezes, se resolvem naturalmente em até 48 horas”.

No Dia D de mobilização nacional, funcionarão como postos extras, das 8h às 17 horas, o Boulevard Shopping, a Secretaria Municipal de Saúde, Supermercado Todo Dia, localizado na avenida Senhor dos Passos, e Hiper G Barbosa, situado próximo a Estação Rodoviária, além das três Estações de Transbordo – Norte, Sul e Central e estacionamento do Paço Municipal. Também no Dia D, equipes volantes irão imunizar os idosos acolhidos no Lar do Irmão Velho e no Lar Franciscano Paz e Bem.