Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. O município de Feira de Santana está perto de atingir a meta nacional contra a pólio, que é imunizar 95% das crianças de zero a 5 anos. A mesma meta deve ser buscada na campanha contra o sarampo, voltada para crianças de 1 a 7 anos, na qual os números ainda estão baixos.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, de 13 de junho até a última sexta-feira (15), foram vacinadas 38.188 crianças contra a pólio, o que corresponde a 90,65% do total da população estimada (42.127), e 38.528 crianças contra o sarampo, o que corresponde a 76,27% do total (50.514).

“A maioria dos pais atendeu ao nosso chamado e levou seus filhos para receber as gotinhas contra a paralisia infantil e a tríplice viral contra o sarampo, caxumba e rubéola. Mas, ainda tem muita criança que ainda não foi imunizada. Portanto, os pais devem ficar atentos e levar seus filhos para vacinar no posto de saúde mais próximo de sua casa até esta sexta-feira (22)”, ressalta.

Janice Estrela observa, ainda, que a gotinha contra a pólio e a dose da vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola valem para toda a vida. “Muitos pais ficam sentidos ao levar a criança para ser vacinada porque ela vai receber uma furadinha e provavelmente vai chorar. Às vezes até desistem por conta disso. Mas eles devem entender que se trata de uma simples furadinha que pode salvar vidas”, alerta.

A vacinação acontece das 8h às 17h em todos os 83 postos do Programa de Saúde de Família (PSF) e 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Contra a pólio, haverá o reforço com a segunda dose, que será disponibilizada a partir do dia 13 de agosto.