O derramamento de combustível que atingiu o Rio São Francisco é de pequena proporção, assim como o impacto ao meio ambiente. A avaliação foi feita nesta terça-feira (21) pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro. A contaminação aconteceu após um acidente com uma carreta bitrem (com duas composições), que transportava diesel e gasolina, na Rodovia BR-116, na altura de Sapucaia, município do centro-sul fluminense.

O “Velho Chico” é um dos afluentes do Paraíba do Sul e corta toda a região. Em funçãom disso, teme-se o risco de intoxicação do gado e de outros animais nas fazendas de Sapucaia.

A carreta da empresa Grupo Timbosão tombou no fim da tarde de segunda-feira (20), na pista sentido Minas Gerais. Por volta das 6h40 de hoje (21), o trânsito continuava parcialmente interditado no local e seguia no esquema pare e siga. Ainda na manhã desta terça, equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Corpo de Bombeiros ainda faziam o trabalho de transbordo da carga de combustível no mesmo horário. O vazamento foi contido com diques de areia.

Segundo o Instituto, parte dos 45 mil litros dos combustíveis foram recuperados. Pelo menos 35 mil, que estavam em dois tanques, não chegaram a ter contato com o rio. E 5 mil litros foram separados da água na manhã desta terça-feira.

A concessionária que administra trecho da BR-116 – rodovia que vai do Rio Grande do Sul ao Ceará – informou que a estrada continua parcialmente interditada na altura de Sapucaia, com o trânsito organizado pelo sistema pare e siga.

Jamil Souza com informações da Agência Brasil