Localizado na Av. Getúlio Vargas, o edifício Sarkis sofreu rachaduras devido ao rebaixamento da edificação

Seriamente comprometido, o Edifício Sarkis foi interditado por conta das rachaduras, afundamento da sua estrutura e, consequentemente, por apresentar sério risco aos outros prédios das proximidades. A Embasa entregou, no ultimo dia 29, à Defesa Civil e à Prefeitura de Feira de Santana o laudo técnico do edifício comprometido. A edificação está localizado na avenida Getúlio Vargas, bem no centro comercial da cidade, esquina com a rua Sales Barbosa.

No documento da Embasa, foram avaliadas as prováveis causas do rebaixamento da edificação. Segundo os especialistas, com base em sondagens do solo e estudos geotécnicos, o tipo de fundação não é compatível com o atual peso/carga suportado pelo prédio e com o tipo de solo existente no local. Essas informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (31), em reunião na Prefeitura Municipal.

Localizado na Av. Getúlio Vargas, em pleno centro comercial, o Ef. Sarkis oferece risco de desabamento. (Foto: Secom PMFS)

O laudo aponta que o imóvel apresenta “um fator de segurança baixo quanto à capacidade de suporte da fundação, encontrando-se em uma condição frágil de estabilidade, com riscos de ocorrer ruptura da fundação”. O estudo constatou, ainda, que o vazamento de água não teve influência relevante no rebaixamento da edificação e que outros fatores podem ter contribuído para este fato, como a forte incidência de chuvas, a existência de tubulações de drenagem obstruídas e rompidas no local do recalque.

Os especialistas que assinaram o laudo recomendam o monitoramento constante da edificação e a execução de obras de reforço das fundações, de forma a garantir a estabilidade da estrutura.

De acordo com o diretor do interior, José Ubiratan Cardoso, a Embasa reafirma seu compromisso com a transparência e se coloca à disposição para esclarecimentos técnicos sobre o conteúdo do laudo apresentado. (Fonte Ascom/Embasa e fotos Secom/PMFS)