A Caixa D'Água do Tomba é um dos pontos mais altos de Feira de Santana. (Foto: Ascom Embasa)
A Caixa D’Água do Tomba é um dos pontos mais altos de Feira de Santana. (Foto: Ascom Embasa)

Uma das construções mais conhecidas e também um dos pontos mais altos de Feira de Santana, a Caixa D’Água do Tomba, reservatório de água localizado no populoso bairro Tomba, passou a contar com uma iluminação externa especial. A partir deste sábado (1º/10), a Caixa D’Água será iluminada na cor rosa em alusão ao “Outubro Rosa”, a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Mama.

A iluminação especial certamente vai contribuir para tornar a bela construção ainda mais apreciada, uma vez que, com o equipamento, a construção também poderá ser apreciada no período da noite.

De acordo com informações da Embasa, empresa de águas e saneamento responsável pelo “presente” dado no mês em que a cidade complementou 183 anos de fundação, “a iluminação está sendo feita com dez canhões de LED, que geram economia de energia, e, a partir das cores primárias vermelho, verde e azul, podem produzir dezenas de colorações diferentes. A projeção pode ser vista num raio de mais de 2 Km”.

A Caixa D’Água localizada no Tomba e que, para muitos, faz lembrar uma nave espacial, foi construído no início da década de 1980 e “tem uma arquitetura com inspiração moderna e bastante arrojada para o padrão construtivo da época”, diz a Embasa.

Ainda segundo a empresa, o reservatório faz parte do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Feira de Santana.