A exposição “Ciência, raça, literatura e saúde” é uma boa oportunidade para o público conferir como a ciência pode ser usada para justificar o discurso e a prática racistas. A exposição está montada no hall do prédio da Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e é aberto à visitação da comunidade acadêmica e externa. O trabalho, elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Ciências, sob a coordenação da professora Claudia Sepúlveda do Departamento de Educação (Dedu/Uefs).

Através de banners e elementos ilustrativos, o público tem acesso a conteúdos acerca de ciência, literatura e saúde. “Um dos objetivos é mostrar a apropriação da ciência para justificar desigualdades e práticas racistas”, explicou o monitor Samadhi Pimentel.

A exposição, itinerante, foi apresentada ao público pela primeira vez em janeiro de 2013, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em Feira de Santana. Na Uefs integrou a programação do “III Seminário Internacional sobre Saúde da População Negra”. Fonte: Ascom/Uefs