“Vamo botar a poesia no ar”, é o convite feito pelo poeta Zecalu. Com o objetivo de publicar o livro Meio Poema Basta, primeiro de sua carreira, o escritor tem convidado todos a construir este sonho participando da campanha colaborativa que termina, exatamente, às 23:59hs desta segunda-feira (26).

Para participar, basta acessar o site Catarse e adquirir os produtos da campanha no seguite endereço: www.catarse.me/meiopoemabasta. Lá é possível fazer a pré-compra do livro. Corramos!

Zecalu fez uma bela camapanha nas redes sociais e contou com o apoio declarado vários amigos que, em vídeo, leram e declamaram suas poesias. Entre os muitos apoiadores, destaco o jornalista e escritor Xico Sá que assim o definiu: “Zecalu é uma poeta da porra!”. 

Criado em Uauá, lugar que também considera sua terra natal, embora tenha nascido em Feira de Santana, o poeta Zecalu Guimarães Elpídio é também advogado e produtor cultural. Se fosse um pintor, a obra do poeta Zecalu retrataria os nossas vivências e dramas urbanos com bom humor e um traço bastante sertanejo.

Muito bom! Com um sotaque forte, seu texto é inteligente e às vezes irônico e sarcástico. E tem agradado a muitos.


Contudo, o texto de Zecalu não faz dele uma unanimidade – E, cá entre nós, duvido que ele queira agradar a todos. E é assim, tanto que existem poetas ligados à academia e ao tradicionalismo que o torcem o nariz para o seu texto e se ofendem em vê-lo ser chamado e aclamado poeta.

O fato é que Zecalu nos inspira e diverte, seu texto breve é leve. Mas, tem força e é capaz de nos levar à reflexão e nos fazer rir de nós mesmos. Portanto, vamos botar a poesia no ar?! Sim, corramos.

Jamil Souza