Setor de Couro e Artesanato do Centro de Abastecimento de Feira de Santana. O Local preserva a memória e a História da antiga feira que acontecia toda segunda-feira e de uma Feira de Santana que também não existe mais. (Fotos: Jamil Souza)

O comércio de couro e artigos afins sempre foi forte em Feira de Santana e parecia ter encontrado no Centro de Abastecimento um refúgio. O setor de Couro e Artesanato do Centro, como carinhosamente é chamado, continua vivo e resiste apesar do abandono do poder público. Variados produtos de barro, sisal e palha também são comercializados no local. Ali turistas e feirenses que não abrem mão de uma bela sandália de couro se dirigiam e ainda continuam indo para comprar os produtos.

Diversos produtos de couro são encontrados no setor de Couro e Artesanato do Centro. (Foto: Jamil Souza)
Diversos produtos de couro são encontrados no Centro de Abastecimento de Feira de Santana. (Foto: Jamil Souza)

Mesmo com dificuldades, o local continua sendo reduto de História e memórias da grande feira que acontecia toda segunda-feira e de uma Feira de Santana que também não existe mais. Aquele espaço e os seus comerciantes e artesão continuam firmes, persistem e resistem para manter a tradição viva.

Abandonado pelos poderes públicos, o lugar definha. O couro que era sua marca característica, praticamente desapareceu, mas, ainda pode ser encontrado lá. Umas poucas lojas resistem na venda de bolsas, alforjes, malas e muitos outros produtos feitos de couro. Outras lojas diversificaram os produtos de artesanatos e uma infinita variedade de coisas para os mais diversos fins são encontrados no local.

Dificuldades no setor de Couro e Artesanato

Ao poucos os turistas foram parando de aparecer no setor de Couro e Artesanato do Centro de Abastecimento de Feira. Sem nenhum incentivo dos órgão públicos de cultura, a presença de turistas que já era rara, hoje é quase inexistente. Eram eles que, de acordo com os comerciantes locais, movimentavam fortemente a venda de artigos de couro. Sem o turismo frequente, as vendas diminuíram.

Com a queda nas vendas, muitos comerciantes deixaram de trabalhar com artigos de couro e migraram para os artesanatos e, hoje, lutam para sobreviver e manter o local vivo.

Muitos produtos de sisal e palha são comercializados no setor de Couro e Artesanato do Centro. (Foto: Jamil Souza)
Muitos produtos de sisal e palha são comercializados no setor de Couro e Artesanato do Centro. (Foto: Jamil Souza)

Segundo os próprios comerciantes, o descaso da prefeitura fez com que os turistas desaparecessem. “Os turistas não aparecem como antes”, reclamam.

Atualmente o setor de artesanato e couro do Centro de Abastecimento de Feira vive ameaçado de desaparecer de vez. No local, a prefeitura já anunciou a construção de um shopping popular que será mantido e gerido pelo setor privado.

Visitar e fazer compras no local pode ser divertido

O local também preserva memória e a História da antiga feira que acontecia na cidade toda segunda-feira e de uma Feira de Santana que também não existe mais. (Fotos: Jamil Souza)
O local também preserva memória e a História da antiga feira que acontecia na cidade toda segunda-feira e de uma Feira de Santana que também não existe mais. (Fotos: Jamil Souza)

Mesmo abandonados à própria sorte, os comerciantes e suas lojas ainda estão lá. Alguns a oitos anos no mesmo ofício e outros dizem já ter mais de 20 anos naquele lugar.

Eles preservam a memória e a História de uma bela Feira de Santana que não existe mais. Além de ser uma rica viagem na cultura popular, visitar e fazer compras no local ainda pode ser divertido. Se nunca foi ao local, visite, conheça e prestigie!

Jamil Souza