A exposição ‘As Vozes do Ancestral’, do artista visual Elias Santos, vai ser aberta, na próxima terça-feira (9), às 20h, na Galeria Pierre Verger, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador. Com infogravuras concebidas a partir de esboços utilizando caneta esferográfica sobre papel – posteriormente digitalizados e reelaborados no programa CorelDraw -, o autor busca se aproximar dos territórios afetivos ligados à herança dos ancestrais africanos.

"As Vozes do Ancestral": Artista visual Elias Santos expõe na Galeria Pierre Verger. (Foto: Divulgação)
“As Vozes do Ancestral”: Artista visual Elias Santos expõe na Galeria Pierre Verger. (Foto: Divulgação)

Até 13 de janeiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, o público pode apreciar a mostra, com entrada gratuita. A exposição encerra a temporada de realizações de projetos selecionados pelo edital ‘Portas Abertas para as Artes Visuais 2013’, iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Para o dia da abertura também está programada uma intervenção performática do ator Ronald Vaz, com o propósito de criar uma atmosfera de religação com as forças ancestrais – o performer vai mediar o público na conexão entre vida, arte e religiosidade.

Além das dez gravuras impressas em papel fotográfico, com laminação fosca, compõem a mostra três telas em acrílico. No conjunto, as peças vislumbram a possibilidade de trabalhar com a energia de Exu, orixá de caráter irreverente, provocador e sexual, com duas polaridades, a negativa e a positiva. Fonte: Secom Ba.