Mais um Núcleo de Prática Orquestral (NPO), do Programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), foi implantado na Bahia. Desta vez, no município de Feira de Santana. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A Orquestra Juvenil da Bahia se apresentou na cerimônia, realizada esta semana, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Crianças e adolescentes que vivem próximas às bases comunitárias de segurança instaladas pelo programa Pacto pela Vida no município serão beneficiados com aulas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais oferecidas pelos músicos da orquestra juvenil. Também terão acompanhamento individual e familiar, possibilitando o acesso a outros programas sociais oferecidos pela Sedes e demais secretarias estaduais.

Para o secretário Cezar Lisboa, o núcleo, além de implantar a primeira orquestra sinfônica em Feira de Santana, se constitui em uma oportunidade de profissionalização de jovens em situação de risco social. “Esse esforço precisa contar, além do Estado e das parcerias, com a participação da sociedade civil e do incentivo das famílias das crianças e adolescentes, para que o programa se expanda cada vez mais”.

Um Núcleo de Prática Orquestral (NPO), do Programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), foi implantado no município de Feira de Santana. Na foto, apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia na Sala Principal do TCA. (Foto: Secult / Tatiana-Golsman)
Um Núcleo de Prática Orquestral (NPO), do Programa Neojiba foi implantado no município de Feira de Santana. Na foto, apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia na Sala Principal do TCA. (Foto: Secult / Tatiana Golsman)

Segundo o fundador e diretor geral do Neojiba, Ricardo Castro, o programa representa a mudança do perfil da prática musical em toda a Bahia, em longo prazo. “O núcleo de Feira de Santana vai fortalecer o setor musical no território do Portal do Sertão”.

Parceria  

A implantação do Núcleo tem o apoio local da Universidade do Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), que atua como um forte polo musical no estado via Seminário de Música, criado há 51 anos, e sedia o curso de licenciatura em música, fundado em 2010. Também é parceiro o Instituto Antonio Gasparini, entidade da sociedade civil.