O tabu caiu por terra, aconteceu o primeiro beijo gay entre homens na TV brasileira. Tão esperado por uns e execrado por outros a cena finalmente aconteceu e foi ao ar no último episódio da novela “Amor a Vida” da Rede Globo, de autoria de Walcyr Carrasco. A cena, que virou tema de campanha na internet, foi ao ar nesta sexta-feira (31), já era esperada e foi protagonizada pelos galãs globais Mateus Solano e Thiago Fragoso, que interpretaram respectivamente os gays Félix e Niko.

Só faltava a televisão, já que tinha acontecido no cinema, no teatro e há tempos que deixou de causar espanto ou ser estranho ver cenas de casais do mesmo sexo trocar carinhos entre si. Entretanto, a cena causou um rebuliço nas redes sociais, havendo aplausos de um lado e críticas ferrenhas do outro. O fato é que a sociedade respaldou e a TV Globo liberou a cena do primeiro beijo entre homens na televisão brasileira numa novela e em horário dito “nobre”.

Os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) interpretam a cena tão comemorada entre os defensores da causa gay. (Foto: Globo)
Os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) interpretam a cena tão comemorada entre os defensores da causa gay. (Foto: Globo)

Em apoio a causa gay, o deputado federal Jean Wyllys não foi nada discreto e escreveu numa rede social: “Chupa reacionários! Félix e Nico se beijaram! Estamos evoluindo! Estou em prantos! Amor à vida! Que emocionante essa cena! Que redenção linda! Parabéns Mateus Solano! Hoje eu estou tão feliz que só consigo rir, gargalhar, dos infelizes, reacionários e homofóbicos que estão tentando me insultar! Ahahahah”.

No folhetim global aconteceu um conto de fada gay, a onde o amor vence a homofobia. O arrependido e mudado vilão Felix que por ser gay sofria a rejeição do pai, terminou ao lado de Niko, outro gay que passou toda a trama perseguindo a paternidade numa relação homossexual. Juntos e como uma família feliz, o casal gay encerrou a novela das nove cuidando do homofóbico César, interpretado por Antonio Fagundes, que sofreu um AVC e acabou sendo amorosamente cuidado pelo, agora bonzinho, filho Felix.

E para finalizar a trama, além do esperado beijo gay, aconteceu o tão sonhado reconhecimento e a reconciliação entre o pai homofóbico e seu filho.

Assunto encerrado, ao menos na tv já que o folhetim acabou, a briga entre gays e seus simpatizantes contra os defensores da moral pautada nos princípios tradicionais continuou e continuará na internet. Nas redes sociais ainda vai dar muito que falar.

Jamil Souza