Pela terceira vez este ano, os feirenses poderão assistir a uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), desta vez os músicos da OSBA irão tocar na programação do Natal Encantado, evento da Secretaria Municipal de Cultura de Feira de Santana, em duas ocasiões diferentes. Os dois concertos irão acontecer sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da orquestra. As apresentações da OSBA, que é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado, irão acontecer apesar das constantes trocas de farpas entre Deputado Estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, e o Prefeito José Ronaldo (DEM).

A primeira das duas apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia em Feira de Santana no Projeto Natal Encantado, acontece neste domingo (15) na Igreja Matriz, no Centro, às 19 horas. No programa a OSBA apresenta As Quatro Estações, uma das composições do período Barroco mais aplaudidas em todo o mundo, do mestre italiano Antonio Vivaldi (1678-1741). O solista será o violinista Samuel Dias, atual spalla da Sinfônica da Bahia.

Já no dia 21, sábado, a OSBA sobe novamente ao palco da Praça da Matriz, às 18 horas, para apresentar aos feirenses o “Concerto de Natal” ou “Concerto do Amor”, desta vez tendo como solista o costarriquenho – radicado na Bahia –  Mario Ulloa (violão).

O programa vai destacar peças de três compositores russos: Mikhail Glinka (1804-1857),Russlan e Ludmila; Sergei Prokofiev (1891-1953), Romeu e Julieta – “Love Dance”, e P. I. Tchaikovsky (1840-1893), também intitulada Romeu e Julieta; do espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999), o famoso Concerto de Aranjuez; do francês Gabriel Fauré (1845-1924), Pelléas et Mélisande; e do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883),Tristan und Isolde  (Tristão e Isolda). A OSBA é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado por meio da FUNCEB e do TCA.

A outra vez em que a Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentou este ano em Feira de Santana foi no dia 20 de setembro, na Praça da Matriz, em celebração aos 180 anos de emancipação da cidade. Na ocasião, a OSBA trouxe para os feirenses o Cine Concerto, aclamado pelo público em todas as apresentações realizadas. E, como nas apresentações programadas para o Natal Encantado, a OSBA esteve sob a regência do maestro Carlos Prazeres.

Jamil Souza