O contador de causos Júlio Rodrigues, conhecido como Seu Júlio, participou na quarta-feira (11) da abertura da programação de aniversário dos 16 anos do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Com uma aula diferenciada, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) deu início na quarta-feira (11), à programação de aniversário dos 16 anos do equipamento. A aula espetáculo foi conduzida pelo artista Franklin Maxado e teve como convidados o contador de causos Júlio Rodrigues e o xilógrafo Julivaldo da Silva.

Estudantes da Escola Criativa acompanharam a conferência como uma verdadeira aula de campo. Segundo a diretora da instituição de ensino, Viviane Araújo, é sempre interessante que sejam feitas visitas a museus. “Nós também buscamos valorizar a cultura nordestina, não deixando que as nossas raízes morram” explica a diretora, lembrando que a literatura de cordel é conteúdo das disciplinas de literatura, artes, língua portuguesa e redação.

Franklin Maxado, que possui xilogravuras e folhetos expostos no museu até o próximo dia 20, iniciou a conversa com os alunos questionando o que seria o cordel para eles e, em seguida, explicando que o folheto é portador de vocabulário simples, para o consumo fácil, servindo principalmente como entretenimento. “A feira livre de Feira de Santana foi uma das minhas grandes escolas, onde havia cordelistas e repentistas disseminando os seus trabalhos” comenta.

O contador de causos Júlio Rodrigues, conhecido como Seu Júlio, parabenizou a iniciativa e lembrou as músicas do carioca Cartola, cantando “As rosas não falam”, e comentou: “Para mim, a música de verdade precisa de letra, canção e melodia, diferente daquilo que costumamos ver hoje em dia”.

Declamando os versos de “O jogador na Igreja”, o xilógrafo Julivaldo da Silva lembrou aos espectadores que o Cordel é um importante meio de combate ao analfabetismo. “O cordel é um veículo de comunicação simples e de diversão que envolve a arte e a cultura nordestina em sua raiz” explica.

A última edição das aulas espetáculo acontece na próxima quarta-feira, 18, às 15 horas no MAC. Já a exposição de Franklin Maxado será encerrada no dia 20. A exposição é uma prévia do que o cordelista e escritor irá expor na 5º Feira do Livro, prevista para o mês de agosto.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) fica situado na Rua Germiniano Costa, 255, Kalilândia. Mais informações sobe a programação do equipamento podem ser adquiridas através do telefone (75) 3223-7033.