Que tipo de jornalismo é defendido e praticado pela Rede Globo de Televisão pertencente aos herdeiros de Roberto Marinho? Seja lá o que for, é bem distante da ética jornalística pautada por princípios, tais como, isenção e imparcialidade, com espaço igual para o contraditório e a veiculação da notícia sem o favorecimento de quaisquer partes.

Um exemplo flagrante da forma tendenciosa como algumas notícias são tratadas pela Globo foram descritas no texto a seguir, extraído do site “Brasil 24/7”. A matéria enfatiza a manipulação de informações sobre a Operação Lavajato e o modo como a Globo busca prejudicar a imagem da presidenta Dilma Roussef. Ao passo em que defende o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos caciques do PSDB. Confiram.

O direcionamento no noticiário da Globo, emissora dirigida pelo herdeiro João Roberto Marinho, a fim de prejudicar o atual governo da presidente Dilma Rousseff, e apoiando, assim, a campanha pelo impeachment, está mais do que comprovado. Neste fim de semana, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou o seguinte email a todos os chefes de núcleo da emissora:

“Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato
Atenção para a orientação
Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”.
 

O email foi divulgado pelo jornalista Luís Nassif neste domingo, em seu blog. O recado foi enviado após a veiculação de uma reportagem que procurou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para repercutir as declarações do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco – de que recebia propinas na estatal desde 1997, antes do governo Lula. Barusco prometeu devolver aos cofres públicos uma fortuna de US$ 97 milhões em dinheiro desviado.

No Jornal Nacional, a acusação de Barusco sequer foi divulgada, mas deu-se todo destaque ao comentário de FHC sobre o caso. O tucano assegurou que, no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual entre Barusco e os fornecedores. Já no governo Lula, eram fruto de acertos políticos. (Brasil 24/7)