O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse que anunciará nos próximos dias, novas medidas em relação ao transporte público em Feira de Santana. O prefeito avisou que está apenas esperando receber alguns estudos encomendados pela prefeitura para ir a público levar uma possível solução para o grave e antigo problema enfrentado diariamente pelos feirenses. José Ronaldo esteve nos estúdios da Rádio Sociedade de Feira de Santana, na tarde desta segunda-feira (13), onde concedeu entrevista ao radialista Jorge Bianchi.

O transporte público em Feira de Santana é considerado caro e ineficiente. Fruto de enormes críticas tanto de usuários do Sistema de Integrado de Transporte quanto de acadêmicos que analisam a situação crítica na segunda maior cidade da Bahia.

Com uma frota sucateada, composta em sua maioria por ônibus velhos, o transporte coletivo urbano em Feira de Santana só funciona bem na propaganda veiculada pelo SINCOL, entidade que defende os interesses dos empresários que exploram o serviço na cidade. Notícias de veículos quebrados, atrasos, descumprimento de horário, desrespeito aos usuários por parte de funcionários despreparados, são bem comuns. Até incêndios em ônibus coletivos já foram anunciados pela imprensa e por nós do Blog Bahia Geral.

O Sistema BRT, sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus, foi apresentado pelo poder público municipal como sendo uma solução para o grave problema de mobilidade urbana em Feira de Santana. E tem sido frequente a citação e defesa do BRT como sendo a solução definitiva do problema, ao menos é este o pensamento do Líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Carlito do Peixe.

O fato é que o BRT não vai contemplar a maioria da população que usa diariamente o transporte público, nem irá resolver o grave problema de mobilidade urbana, sobretudo, dos moradores da crescente periferia da cidade. O anúncio que o prefeito garante que dará nos próximos dias já esta sendo aguardada expectativa.

Jamil Souza