Flagramos um exemplo de propaganda irregular bem na frente da Escola Municipal Ana Brandoa em Feira de Santana. Os eleitores que votam nas sessões que funcionam na escola avistavam duas grandes placas de propaganda política de candidatos do PSB (Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia) e um muro pintado com candidatos do DEM (Coligação Unidos Por Uma Bahia Melhor).

A Escola Ana Brandoa está localizada na Rua do Salvador, de frente ao contorno do início da Avenida João Durval Carneiro.

Propaganda política irregular. (Foto: Jamil Souza)
Propaganda política irregular em frente à Escola Ana Brandoa. (Foto: Jamil Souza)
Propaganda política irregular. (Foto: Jamil Souza)
Propaganda política irregular de candidatos do DEM e PSB. (Foto: Jamil Souza)
Propaganda política irregular. (Foto: Jamil Souza)
Propaganda política irregular com candidatos do PSB. (Foto: Jamil Souza)

As duas placas com as fotos e números das candidatas ao Governo Lídice da Mata, ao Senado Eliana Calmon e do candidato a Deputado Oscar Marques, todos do PSB, estavam num passeio na Rua Salvador no lado oposto à Escola. As placas estavam bem próximas a um muro pintado com propaganda dos candidatos a Deputado Estadual Targino Machado nº25456 e a Deputado Federal Zé Chico nº2570, ambos do DEM.

As propagandas estavam irregulares e contrariando a lei eleitoral, já que segunda o TRE estas propagandas deviam ser retiradas ontem (4), véspera das eleições, até às 22hs. Logo, não poderiam estar mais naqueles lugares, devendo o muro estar com nova pintura e as placas serem recolhidas. O fato pode e é considerado crime eleitoral.

Até o encerramento da votação, a irregularidade foi desconsiderada pelas autoridades.

Jamil Souza