O Secretário de Agricultura do Governo do Estado, Jairo Carneiro, corrigiu a fala do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) quanto ao investimento financeiro do Estado na 39º Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2014. O prefeito disse que o Governo Estadual não teria investido nenhum recurso financeiro na Expofeira, durante o seu discurso na abertura do evento, no domingo passado (7), no Parque de Exposição João Martins da Silva. Tão logo terminou a fala, o prefeito foi lembrado do recurso de R$ 60.000, investimento direto repassado pelo governo petista para a organização da exposição agropecuária, além de outros investimentos citados pelo Secretário Jairo Carneiro.

Mesmo depois de já ter encerrado o seu discurso, o prefeito José Ronaldo tomou o microfone das mão do apresentador e, voltando atrás, mencionou o recurso financeiro investido pelo governo do petista Jaques Wagner na Expofeira.

Em entrevista concedida ao Blog BahiaGeral o secretário Jairo Carneiro descreveu todos os investimentos do Governo do Estado na 39º Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2014.

“A contribuição da Secretaria [de Agricultura], ela se traduz em recursos financeiros diretos repassados para a associação que está à frente do evento no valor de 60 mil reais. Ao lado disso, atendendo outras demandas do evento e do município, nós cedemos 350 baias que significam um custo de 50 mil reais; a montagem da rota da agricultura familiar, todos os estandes com transporte dos pequenos produtores, dos seus produtos que estão sendo expostos e comercializados aqui, isso atinge um custo de 150 mil reais. Depois você pode fazer a soma; O laboratório da EBDA que está num estande aqui instalado à disposição de todos os agricultores, principalmente dos pequenos da agricultura familiar, a um custo de 10 mil reais, para a análise da acidez do solo”.

O Secretário de Agricultura do Estado, Jairo Carneiro, sendo cumprimentado pelo Secretário Municipal Ildes Ferreira enquanto observa a correção feita pelo prefeito José Ronaldo. (Foto: Jamil Souza)
O Secretário de Agricultura do Estado, Jairo Carneiro, sendo cumprimentado pelo Secretário Municipal Ildes Ferreira enquanto observa a correção feita pelo prefeito José Ronaldo. (Foto: Jamil Souza)

De acordo com Jairo Carneiro, muitos dos investimentos do Governo do Estado objetivam melhorar a produtividade do pequeno produtor e a qualidade dos produtos da agricultura familiar a exemplo da orientação técnica levados pela EBDA e ADAB ao Parque de Exposição João Martins da Silva. “Além de toda equipe técnica da regional da EBDA sob a coordenação de Edilza e da ADAB sob a coordenação do Aurino e os técnicos que vieram de Salvador, disponíveis durante toda Exposição tempo da exposição, você juntando todos estes itens que são custos reais a contribuição nossa atinge quase 300 mil reais”, completou o Secretário Jairo Carneiro.

O secretário ainda comentou a sua presença no lançamento da Expofeira ao lado de vereadores, secretário municipais e do próprio prefeito José Ronaldo. “Nós estamos aqui como Secretário, mas, acima de tudo como feirense e com muita honra, participando da abertura [da Expofeira 2014] e trazendo o compromisso do Governador Jaques Wagner em contribuir efetivamente para a realização deste evento importante que é o segundo maior do Estado”. Secretário de Agricultura Jairo Carneiro, que assumiu a vaga poucos meses, já foi Deputado Federal por Feira de Santana e em várias ocasiões esteve defendendo os interesses de sua terra natal.

Jamil Souza