Os investimentos dos governos estadual e federal em infraestrutura, segurança pública e turismo para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 já são legados garantidos aos baianos antes mesmo do início do mundial. O planejamento das ações do governo durante o evento foi apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira (4) pelo governador Jaques Wagner, junto com secretários estaduais, no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador.

Na ocasião, o governador visitou o ônibus da Polícia Civil, que será utilizado como delegacia móvel durante a Copa, e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que teve a capacidade de monitoramento ampliada em relação à Copa das Confederações, no ano passado.

Localizado no Parque Tecnológico, o centro é um dos mais importantes legados do mundial e controla, em tempo real, as imagens geradas por 400 câmeras fixas ou instaladas em unidades móveis e viaturas em diversos pontos de Salvador e na região metropolitana. Os policiais baianos também usarão óculos especiais capazes de registrar imagens em vídeo durante as ações.

Também foram apresentados os equipamentos especiais da Polícia Militar, já testados em 2013, incluindo um kit antibombas dotado de escâner de raio-x, traje antifragmentação e um robô para o manuseio de artefatos dia a dia. “Temos o desafio de fazer um grande evento, mas, com certeza, isso vai servir para melhorar o desempenho da Segurança Pública na Bahia”, disse Wagner, ao destacar os investimentos proporcionados pelo evento.

Infraestruturas estratégicas  

Ações do governo para Copa do Mundo 2014 Centro Integrado de Comando e Controle Regional. (Foto: Manu Dias/SecomGOVBA)
Ações do governo para Copa do Mundo 2014 Centro Integrado de Comando e Controle Regional. (Foto: Manu Dias/SecomGovBa)

O efetivo estadual envolvido na segurança da Copa na Bahia é de 10.386 policiais. Com as forças municipais e federais, esse número chega a 13.231. De acordo com secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, as ações dos órgãos de segurança pública estaduais e federais são distintas e complementares. “O planejamento é integrado e cada um atua no seu campo, com as Forças Armadas cuidando do espaço aéreo e das chamadas infraestruturas estratégicas para a Copa do Mundo, e as forças de segurança sendo responsáveis pela atividade de segurança cotidiana”.

Haverá ainda, segundo o secretário, “segurança no perímetro do estádio, dos hotéis, centros de treinamento, deslocamentos de delegações, pontos turísticos, portos, aeroportos, uma gama muito grande de atribuições que demandam investimentos e ficarão como legados para a população da Bahia”.

O secretário estadual para Assuntos da Copa, Ney Campello, afirmou que a Bahia é o único estado do Norte-Nordeste que fez captação para sediar centros de treinamento para três seleções. A reta final de preparação se concentra na finalização das instalações temporárias como contêineres, cabos de dados e conjuntos geradores para suporte aos profissionais de mídia e o funcionamento da Arena Fonte Nova.

A conclusão está prevista para este domingo (8), cinco dias antes da primeira partida do mundial na Bahia, entre Espanha x Holanda. “Temos dias de muito trabalho, mas do ponto de vista geral estamos prontos e esperamos repetir o sucesso da Copa das Confederações e do Sorteio Final, que nos credencia a fazer uma grande Copa do Mundo”, disse Campello.

Turismo e capacitação profissional

Durante a Copa, 700 mil turistas nacionais e estrangeiros são esperados em Salvador. Os visitantes, que devem gastar cerca de R$ 800 milhões, entre 10 deste mês e 10 de julho, segundo o secretário de Turismo, Pedro Galvão, serão recepcionados por 180 guias e monitores e contam também com serviços de informação e orientação em até 12 idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol e mandarim.

Os serviços com informações sobre a Copa, pontos turísticos e o São João da Bahia também serão disponibilizados, por meio do Disque Bahia Turismo, call center 24 horas pelo telefone (71) 3103-3103, do portal da Setur e de um guia em celulares e dispositivos móveis.

Para preparar os profissionais que recepcionarão os turistas e ampliar o legado social, com a geração de oportunidades de emprego e renda, o governo investiu mais de R$ 6 milhões na capacitação de 10 mil pessoas em todo o estado em áreas que vão desde receptivo e hotelaria a taxistas, ambulantes e baianas de acarajé.

Secom-Ba