brincar_brincadeiras_crianças-brincandoHoje, dia 12 de Outubro, é dedicado a todas as crianças. Deve ser dia de festa e muita brincadeira. Dia de correr nos parques, na praia, na cidade ou no campo. É dia de dar mais do que a costumeira atenção, às nossas crianças. Mas, também é dia oportuno para refletir e pensar um pouco, não apenas sobre esta data especial, sobre o nosso papel nas vidas de nossas crianças.

No Brasil, lamentavelmente, muito ainda precisa ser feito para que todas as crianças possam brincar e ser criança em paz, já que o país se encontra na lista dos piores lugares para uma menina viver. Além de abusos tais como o trabalho infantil, que tanto violenta nossas crianças, o Brasil é apontado como o pior país da América do Sul para meninas. Vergonhoso.

As sociedades modernas entendem e nós claramente defendemos que o papel da criança é estudar e brincar. Afinal, é para isso que se é criança. Trabalhar e ter responsabilidades são coisas de adulto.

A noção daquilo que temos em mente e entendemos hoje, como criança é bastante nova. Durante a Idade Média, por exemplo, essa noção e tudo o que ela compreende nem existia. Contudo, hoje, sabemos o que é ser criança e devemos zelar para que todas elas tenham o seu direito respeitado. Afinal, criança também tem direitos.

Entendemos, hoje, que todos os adultos devem se responsabilizar pela construção de um mundo melhor para todas as crianças. Defender os interesses de todos e proteger não apenas seus próprios filhos, é papel de humanos direitos. Ser “humano” é defender os Direitos Humanos, é defender todas as crianças.

Os índios fazem isso! E eis um dos muitos motivos pelos quais admiro e respeito os indígenas, primeiros habitantes de nossa terra. Para eles todas as crianças da tribo são filhos da tribo. Portanto, responsabilidade de todos, não apenas de seus pais biológicos. Todos são pais e mães das crianças da tribo. Belo exemplo!

Sobre o nosso 12 de outubro e a invenção do Dia das Criança é bastante oportuno ver o que a enciclopédia online Wikipédia, “a enciclopédia livre”, tem a dizer sobre isso. Confiram.

O dia das crianças é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia Internacional da Criança a 1 de junho, adotado em países como Angola, Portugal e Moçambique. No Brasil, o dia das crianças é solenizado em 12 de outubro.

A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de “criar” o Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data comemorativa para o Dia da Criança.

Neste dia especial, que todas as crianças desse imenso Brasil possam ter um pouco mais de carinho e atenção, que possam brincar sem medos e que os livros possam se fazer presentes como brinquedos. Que nós adultos nunca nos esqueçamos de manter viva a nossa criança interior. E que nunca nos esqueçamos que é nossa, dos adultos, a obrigação de defender todas as crianças e que jamais devemos deixar de lutar por um mundo melhor para os nossos filhos.

Jamil Souza