A pequena e aconchegante São Gonçalo dos Campos comemora 130 anos de emancipação política nesta segunda-feira (28). A cidade é um dos municípios baianos que estão localizados na Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS). Com uma população estimada em cerca de 36.641 habitantes é o segundo município mais populoso da RMFS.

Considerada a cidade Jardim, pois antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucólico.

Atualmente o município é governado pelo prefeito Antonio Dessa Cardoso (PSD), popularmente chamado “Furão”, o prefeito que tem seu mandato garantido até 2016.

Um pouco da história de São Gonçalo

Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895. As informações e dados são da Wikipédia.