A Fundação Hospitalar de Feira de Santana preparou uma programação especial para o Outubro Rosa. No mês dedicado a alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer do colo do útero, é fundamental divulgar ações desta natureza. A programação da Fundação engloba, desde a marcações de mamografias e preventivo a palestras virtuais.

Na abertura das atividades, nesta quinta-feira (1º), haverá a primeira live, às 9h, na rede social da autarquia municipal (@fundaçãohospitalardefeira). A enfermeira Maria Carolina Reis abordará o tema “Outubro Rosa – CMPC”.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, as ações estarão concentradas no CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez) e CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Leone), além do Hospital Inácia Pinto dos Santos, cujos equipamentos estão vinculados à autarquia municipal.

Objetivos das atividades

“O nosso objetivo é proporcionar ao maior número de mulheres acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade”, afirma Gilberte Lucas. Ainda, ela assegura que afim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, a partir desta quinta-feira, serão realizadas marcações de mamografia e preventivo. Os cadastros deverão ser feitos através do e-mail outubrorosa@fhfs.ba.gov.br, e/ou pelo telefone (75) 3602-7338, e/ou no CMPC.

Ela afirma que neste ano com o propósito de não formar grandes filas e aglomerações foram necessárias algumas adequações. “Por conta da pandemia, abriremos diversos canais para essas marcações, com linha exclusiva. Portanto, não é preciso dirigir-se ao CMPC desnecessariamente para realizar o agendamento”. Acrescenta que os atendimentos serão destinados para as mulheres residentes em Feira de Santana. Devem encaminhar dados do RG, CPF, Cartão SUS e o endereço.

As ações do “Outubro Rosa” prosseguem até o dia 30. Além dos agendamentos, a realização de palestras nas redes sociais da Fundação com os profissionais da equipe multidisciplinar para esclarecer dúvidas acerca do tema. Participarão ginecologistas, mastologistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, dentre outros.