A presidenta Dilma Rousseff, em encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Ufa, na Rússia, disse que a sétima cúpula do Brics, que começou nesta quinta-feira (8), “será um momento especial para o bloco, que se consolidará com a criação do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas”.

Sobre a relação entre Brasil e Rússia, Dilma destacou a área de ciência e tecnologia e acrescentou que os países devem desenvolver o comércio bilateral, que tem reconhecido potencial de crescimento. “Devemos continuar trabalhando para atingir a meta dos US$ 10 bilhões no fluxo do nosso comércio.”

A presidenta ressaltou que a área de infraestrutura brasileira representa uma grande oportunidade de investimento. “Temos também grande interesse em ampliar investimentos recíprocos. O Brasil tem agora uma oportunidade ímpar, com seu plano de investimento em logística, de atrair empresas russas, que são grandes especialistas em portos e em ferrovias.”

Durante o encontro, Putin enfatizou o crescimento de 15% no comércio entre os países do Brics (bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2014 e disse estar confiante na manutenção da tendência.

Mais cedo, o presidente russo manteve encontros com os presidente da China, Xi Jinping, e da África do Sul, Jacob Zuma, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Leia mais na Agência Brasil