A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) vai usar nas blitzen e fiscalizações de combate à poluição sonora 12 novos decibelímetros recentemente adquiridos pela Prefeitura de Feira de Santana. Os aparelhos são os principais instrumentos usados nestas ações da secretaria, pois mostram digitalmente se há poluição sonora. Os abusos podem ser denunciados pelos telefones 156 e 190.

Decibelímetro sendo utilizado para medir o som dos trios durante a Micareta de Feira. (Foto: Secom PMFS)

Os novos equipamentos vão substituir os atuais, que já tem alguns anos de uso. “Todos estão devidamente calibrados e preparados para atender as nossas necessidades”, afirmou o titular da Semmam, Arcênio Oliveira.

A calibragem, feita pela Cavman (Coméricio e Manutenção e Calibração ltda), é obrigatória. “E nos dá segurança com relação aos resultados das verificações das emissões de som”, diz o secretário. Entre 7h e 22h, é permitido até 70 decibéis. Entre 22h e 7h, o volume não pode passar de 60db.

Arcênio Oliveira afirmou que o combate à poluição sonora é uma das determinações do prefeito Colbert Filho, por entender que não se deve permitir que estes abusos aconteçam sem o devido combate.

A fiscalização e blitzen contra a poluição sonora realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, mais parceiros: Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, entre outros. Semanalmente vários equipamentos são apreendidos.