O apagão no sistema elétrico que ocorreu no final da tarda desta quarta-feira (21), atingiu todas as regiões do Brasil e, em especial, suspendeu o fornecimento de energia em todos os estados do Norte e Nordeste surpreendeu a todos e causou diversos transtornos. E em Feira de Santana não foi diferente, dentre os muitos problemas, houve um caos no transito das principais avenidas da cidade por conta do não funcionamento dos semáforos e falta de água que em algumas localidades se prolonga até o dia de hoje (22).
ONS disse que o apagão deixou 70 milhões de pessoas sem energia elétrica e se deu após uma falha na Subestação Xingu, no Pará, que distribui parte da energia produzida na Usina de Belo Monte

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) designou o caso de “incidente” e afirmou que o apagão teria atingido só o Norte e Nordeste do Brasil. Mas, sabe-se que o problema atingiu todas as regiões do país.  De acordo com informações do ONS o apagão deixou 70 milhões de pessoas sem energia elétrica e se deu após uma falha na Subestação Xingu, no Pará, que distribui parte da energia produzida na Usina de Belo Monte.

Em nota à imprensa, a Embasa afirma que o fornecimento de água está sendo retomado gradativamente. E mais. Em função do apagão na tarde e noite de ontem, o abastecimento de água em Feira de Santana e demais cidades que fazem parte do Sistema Integrado (Feira, Conceição da Feira, São Gonçalo, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis) foi interrompido pela falta de energia nas instalações da Embasa. Como os equipamentos de bombeamento que compõem o sistema de abastecimento dependem de energia para funcionar,  o apagão elétrico suspendeu o fornecimento de água para os seis municípios.

A energia só foi restabelecida na Estação de Tratamento de Água por volta das 22h e, por conta da despressurização causada nas redes de distribuição, o abastecimento está sendo retomado gradativamente. A Embasa está monitorando os pontos de pressão para normalizar o fornecimento de água o mais rápido possível.

(Jamil Souza com informações da EBC e Embasa)