A poluição sonora em Feira de Santana tem sido combatida pela  pela  Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde o início desta gestão do atual prefeito. O secretário Roberto Tourinho,  que se desligou recentemente da pasta recentemente, ia pessoalmente em muitas das ações da Semmam que buscava orientar e até apreender os aparelhos de sons de quem ousava a abusar dos 60 decibéis tolerados pela legislação.

Som_abuso_perturbação_do_sossego_público
O telefone 3626-4401 pode ser usado pela população para denunciar poluição sonora. (Foto: Reprodudção)

Ao que parece, as ações irão prosseguir também na gestão do secretário Maurício Carvalho. A secretaria divulgou um novo número telefônico para ser usado pela população para denunciar possíveis abusos. Além do número 156, que sempre recebeu críticas por não funcionar efetivamente, o outro canal que pretende melhorar a integração entre a população e o Semmam será o telefone 3626-4401, que segundo a prefeitura, estará disponível todos os dias da semana até 1h da madrugada.

A redação do Blog Bahia Geral ligou para o novo número divulgado e conferiu que ele está funcionando. Acontece que o número de fiscais disponíveis para atender às possíveis chamadas permanece o mesmo. Além de prepostos da Semmam, as blitzens que operam atendendo as reclamações de abuso e poluição sonora são formadas por homens da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Ainda de acordo com a prefeitura, as operações semanais “Feira quer silêncio”, que tem como objetivo combater a poluição sonora derivada de automóveis, principalmente, já apreendeu mais de 2,6 mil equipamentos de som desde 2013 e 128 apenas neste ano.

Jamil Souza