O secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, apareceu no bairro do Tomba, um dos mais populosos de Feira de Santana, para em nome do prefeito anunciar mudanças que prometem melhorar o visual da praça e contribuir para sua segurança. Ontem (12) após uma reunião com os feirantes, a prefeitura anunciou a retirada das barracas da feira livre durante a semana. A medida deverá entrar em vigor nos próximos 15 dias.

Com a mudança prevista para acontecer a partir do dia 1° de fevereiro, as barracas que os comerciantes usam aos domingos na feira do bairro não vão mais permanecer no local durante a semana. De acordo com matéria da Secom, “a medida foi adotada com 100% de adesão ao acordo firmado entre  a Prefeitura e os feirantes do Tomba”.

A prefeitura anunciou a retirada das barracas da feira livre durante a semana. A medida deverá entrar em vigor nos próximos 15 dias.(Fotos: Secom PMFS - Washington Nery)
A prefeitura anunciou a retirada das barracas da feira livre durante a semana. A medida deverá entrar em vigor nos próximos 15 dias. (Fotos: Secom PMFS – Washington Nery)

Ainda de acordo com a matéria “os próprios barraqueiros ficarão encarregados de, semanalmente, armar e desarmar as barracas. Foi definido também que a Prefeitura, através da associação de feirantes, vai disponibilizar um local para alojar os equipamentos sem gerar nenhuma despesa para os permissionários. A iniciativa faz parte do projeto “Conviver Feiras”, em que o município é parceiro do comerciante na garantia de infraestrutura adequada para o seu negócio”.

A prefeitura prometeu “melhorias na parte do piso, asseio, iluminação e padronização dos espaços, o que vai tornar a feira mais atraente para o consumidor e com boas condições de trabalho para o feirante”.

Com mais de 55 mil habitantes, o populoso bairro do Tomba é quase uma cidade. Não é sem motivos que a feira do Tomba é uma das mais tradicionais da cidade. Vez por outra, sobretudo em ano de campanha eleitoral, políticos aparecem na praça Macário Barreto, a conhecida Praça do Tomba, local onde a feirinha acontece, para prometer algo ou simplesmente testar a popularidade.

Ao que parece, a campanha já começou há tempos.

Jamil Souza