O trabalhador feirense vai pagar mais caro pela passagem no transporte coletivo urbano de Feira de Santana. Com o aumento, o valor da passagem nos ônibus vai passar dos atuais R$ 2,70 para R$ 3,10. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Municipal de Transportes realizada no final da tarde desta quarta-feira (13), no Salão de Licitações, no prédio da administração pública localizado na Avenida Sampaio.

A pesar da ineficiência do transporte público na cidade e da enorme crise que culminou com promessa do governo municipal de solucionar os problemas por meio das obras do polêmico BRT, que para muitos não vai nem de longe resolver o problema, a nova tarifa foi considerada “resultado de bom senso”. Foi o que disse o secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, que preside o Conselho.

Vale dizer que durante todos os momentos críticos pelos quais o transporte público da cidade passou, tais como ônibus incendiados por problemas elétricos e até a paralisação completa do transporte com a retirada dos ônibus pelas empresas que operavam o sistema deixando a população na mão, o Conselho Municipal de Transportes nunca se reuniu para tratar desses assuntos ou sequer emitiu opinião. O Conselho somente se reúne com a finalidade de aumentar o preço da passagem.

Assalto nos ônibus: Charge sobre aumento de passagem de ônibus. Só o povo não acha graça!
Assalto nos ônibus: Charge sobre aumento de passagem de ônibus. Só o povo não acha graça!

Por isso, o Conselho Municipal de Transportes tem sido duramente criticado e muitas pessoas defendem que ele deveria apropriadamente mudar o nome e passar a ser chamado de “Conselho Municipal do Aumento de Passagem”. Nas redes socais as críticas são frequentes. O fato é que o martelo já foi batido e agora o novo preço sugerido pelo Conselho só precisa ser apreciado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho para se tornar lei. Nos próximos dias, os novos valores serão apresentados ao prefeito.

Como a massa de trabalhadores e estudantes que usam o transporte público vão reagir ao novo aumento da passagem em Feira de Santana, só o tempo dirá. O que resta agora é aceitar passivamente o aumento ou ir às ruas protestar.

Vale lembrar que isso aconteceu em outros momentos. Quando em várias capitais do país, a exemplo São Paulo, as pessoas foram às ruas para manifestar sua insatisfação com o aumento da passagem do ônibus, muitos feirenses fizeram o mesmo. Os noticiários nacionais têm repercutido os violentos protestos que, dias atrás, ocorreram na capital paulista. Quanto ao que vai ocorrer aqui, o tempo nos dará a resposta.

Jamil Souza