Feira de Santana tem a sua história intimamente  ligada à criação de gado e ao trabalho do vaqueiro. Embora as alusões a isso sejam muito poucas ou quase inexistentes e o centro da cidade careça de monumentos ou homenagens que lembrem dessa história, a pecuária é importante e ainda tem posição de destaque na economia do município. A prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (30), a construção de uma pista de vaquejada no Campo do Gado, confira a seguir.

Até início do próximo ano, o Complexo Matadouro Campo do Gado passará a contar com uma moderna pista de vaquejada visando estimular a prática do esporte que tanto fascina a juventude e atrai competidores de toda a região. O equipamento está sendo construído pelo Governo Municipal e deverá ser concluído em janeiro de 2016.
 
Para implantar a pista de vaquejada, a administração do Complexo Campo do Gado já instalou 120 mourões delimitando o espaço para as competições. E, dentro em breve, estará colocando o cordoamento do entorno do equipamento e pintando.
 
A iniciativa, conforme o administrador do equipamento, Márcio Cunha, visa a revitalização do espaço. “Todas as segundas-feiras já temos a movimentação intensa em função da feira de gado, mas nos outros dias o espaço fica ocioso. Com a iniciativa pretendemos criar atrativos para atrair um público periodicamente ao Campo do Gado, aos sábados, uma ou duas vezes por mês, com a promoção de vaquejada.
 
A pista de vaquejada possui cerca de 110 metros de extensão, seguindo formato de funil, iniciando com cerca de 15 metros de largura até cerca de 50 metros no final da pista.