Jacarés que apareceram numa das últimas lagoas vivas de Feira de Santana, mês passado, têm movimentado várias discussões na cidade. Muitas pessoas tem se articulado e até um protesto está sendo organizado pelo fotojornalista Reginaldo Pereira Tracajá. O artista Marcio Punk disse, nesse sábado (24), que foi convidado por Tracajá para participar da manifestação contra a retirada dos répteis encontrados na Lagoa Grande.

Os manifestantes são contrários à retirada dos jacarés da lagoa por entenderem que ali é o seu habitat. Os dois ou três répteis que foram avistados são da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) – confira o vídeo do jacaré tomando sol. A retirada dos animais estaria sendo defendida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de meio Ambiente pelo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Inema), um órgão estadual dirigido em Feira de Santana pelo ex-vereador pelo PC do B, Messias Gonzaga.

Márcio Punk parece que também quer virar ambientalista. (Foto: Facebook /Pessoal)
Márcio Punk parece que também quer virar ambientalista. (Foto: Facebook /Pessoal)

Por isso, o tatuador, artista visual, ator, cantor, compositor e agitador cultural do Beco da Energia, Márcio Punk parece que também quer virar ambientalista.

Marcio Punk está fazendo uso das redes sociais para sensibilizar os amigos em defesa do réptil. Com o bom humor de sempre, publicou uma foto no Facebook e escreveu: “Bom diaaaaaa!! Deixe de Crocodilagem. A lagoa é deles”.

Tracajá tem usado o seu site Foto&Grafia e também a coluna de mesmo nome num jornal impresso para difundir a campanha contra a retirada dos jacarés da lagoa. O fotojornalista também tem usado a sua página no Facebook para informar e convidar outras pessoas para a tal manifestação em defesa do jacaré. Ela será realizada nas proximidades da lagoa e está programada para acontecer no dia 08 de novembro.

Como um perfeito ativista ambiental, Reginaldo Tracajá explicou a ação e justificou: “estamos lutando pela manutenção dos jacarés da Lagoa Grande por entendermos que ali é hábitat deles e dali eles não podem nem devem ser retirados. É necessário respeitar a natureza, a flora e a fauna. Enquanto em outras regiões, isso ocorre, na terra de Senhora Santana e Lucas da Feira, estão querendo destruir a natureza. A preservação dos jacarés na Lagoa Grande é mais uma empreitada nossa . Deixem os nossos jacarés em paz! Ali eles apareceram e cresceram, não são forasteiros como muitos não!”

Marcio Punk e Tracajá se unem para proteger os jacarés da Lagoa Grande. (Foto: Print de vídeo You Tube)
O jacaré da Lagoa Grande virou atração nos finais de semana para muitos feirenses. (Foto: Print vídeo You Tube)

Ao que parece, o criador e organizador do Encontro de Figuras Populares de Feira de Santana, Tracajá e o idealizador das ações revitalizadoras do Beco da Energia intitulada “O Beco é nosso”, Punk, estão juntos na luta em favor da lagoa e de seus habitantes de bocas largas e rabos potentes, os jacarés. Alguém duvida da força dessa dupla?

Viva a natureza! E você, vai também se articular e juntar-se a eles na defesa dos jacarés de Feira de Santana?!

A Lagoa Grande, local onde os jacarés de papo-amarelo foram encontrados, fica entre os bairros Caseb e Parque Getúlio, faz parte da bacia do Rio Pojuca e está passando por obras de urbanização que incluem drenagem, limpeza e dragagem da lagoa, terraplanagem, abertura e pavimentação da via de contorno que contará com a construção de uma ciclovia e uma pista de cooper, além de outros espaços. A obra que foi orçada em R$ 21,6 milhões está na sua terceira etapa.

Jamil Souza