A população de Feira de Santana voltou a usar os três terminais transbordo que compõem o SIT, o Sistema Integrado de Transportes da cidade, nesta quarta-feira (2). Desde o início da crise do transporte público, que deixou a população completamente sem ônibus por cerca de 10 dias, os terminais estavam sem operar há 17 dias. As estações Centro, Norte e Sul estão localizadas respectivamente no Centro de Abastecimento, no bairro Cidade Nova e no bairro Tomba. Os ônibus da empresas Rosa e São João que operam o serviço emergencialmente já estão entrando nos terminais possibilitando a integração do transporte.

De acordo com a prefeitura municipal, “o transporte de massa no município já está sendo realizado com 136 ônibus, sendo 75 da empresa Rosa e outros 61 da São João.” A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) prevê que até o final da semana 170 ônibus estarão operando o sistema de transporte público municipal.

A população já sofria com o péssimo serviço prestado pelas empresas 18 de Setembro e Princesinha que possuíam uma frota de ônibus sucateada e que deixaram de operar o serviço retirando os ônibus de circulação sem aviso prévio no dia 16 de agosto. Agora, o sofrimento e a espera aumentaram com o número reduzido de veículos que estão operando emergencialmente e que começaram a circular no último dia 26.

A promessa da prefeitura e das novas empresas que operam o transporte público na cidade é que, quando o contrato definitivo passar a vigorar, uma frota composta por 270 ônibus zero quilômetro substituam os veículos usados atualmente. Resta ao povo feirense esperar para ver.

Enquanto isso, a crise do transporte público prossegue na maior cidade do interior da Bahia. E a polêmica obra do BRT da Avenida Getúlio Vargas continua sendo severamente criticada por movimentos contrários à sua instalação na região central da cidade e defendida ardorosamente pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM).

Jamil Souza