O desfile cívico do 7 de Setembro já não anima muitas pessoas como no passado. O dia dedicado à celebração da Independência do Brasil é, para muitos, apenas mais um feriado como outro qualquer. Em Feira de Santana, mesmo para alguns que foram à Avenida Presidente Dutra, na manhã desta segunda-feira (7), para assistir aos desfiles, o que se apresentou já não empolga como antes.

Mesmo assim, de acordo com a Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas foram à avenida conferir os desfiles do 7 de Setembro na segunda maior cidade da Bahia.

A ausência de grandes armas e “tanques de guerra” é, na opinião do senhor Maciel Borges, algo que diminui a beleza do evento. “O desfile já não anima como antes”, queixa-se o pai de família que levantou cedo e foi com a esposa e seus dois filhos pequenos assistir o desfile em Feira de Santana. Para ele, o desfile cívico é também uma oportunidade de levar os meninos para passear já que na cidade “não tem um zoológico”.

Colégio da PM no desfile cívico do 7 de Setembro em Feira de Santana. (Fotos: Patricia Sales - Ascom PM / Facebook)
Colégio da PM no desfile cívico do 7 de Setembro em Feira de Santana. (Fotos: Patricia Sales – Ascom PM / Facebook)

Mais uma vez, muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para protestar. O “Grito dos Excluídos” acaba sendo uma oportunidades para muitos cidadãos manifestarem publicamente os seus descontentamentos com a política local e outras questões mais abrangentes.

Como de costume, além de autoridades militares, o desfile cívico contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), de deputados estaduais, de vereadores e outras autoridades.

Jamil Souza