A manifestação programada nas redes sociais acontecerá neste domingo de Páscoa (5) às 8hs da manhã e com concentração na Praça de Alimentação localizada na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais de Feira de Santana. A avenida terá cerca de 150 árvores derrubadas para colocação do asfalto por onde irá passar o BRT, sigla em Inglês para Transporte Rápido por Ônibus.

Os organizadores do protesto objetivam realizar um grande abraço nas árvores da avenida, algumas das quais centenárias, e que cairão com implementação do BRT pelo governo do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM). Amplamente divulgado nas redes sociais, existem duas páginas no Facebook por meio das quais os manifestantes estão divulgando e sensibilizando mais pessoas contra a queda das árvores.

 

Cartaz do Protesto contra derrubada de árvores na Avenida Getúlio Vargas pelo BRT em Feira de Santana. (Reprodução)
Cartaz do Protesto contra derrubada de árvores na Avenida Getúlio Vargas pelo BRT em Feira de Santana. (Reprodução)

“Estaremos nas ruas de Feira de Santana defendendo a preservação das árvores da Avenida Getúlio Vargas deste que pode ser o maior crime ambiental da história de nossa cidade ”, explica o Movimento Popular Pela Preservação da Vida uma das páginas por onde os protestos estão sendo organizados. Outro espaço onde as manifestações estão sendo divulgadas é a página Abraço Simbólico contra a Derrubada de 170 Árvores da Getúlio Vargas.

Na tarde deste sábado (4), o governo municipal emitiu uma nota à imprensa assinada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente Roberto Tourinho e por Deodato Peixinho diretor do Departamento de Áreas Verde do município. Falando em nome do governo municipal, eles atribuem aos protestos um caráter meramente político. “Não existe ameaça de perda de verde na cidade” explica a nota.

Muitos artistas e intelectuais já manifestaram apoio à causa. Certamente, estarão juntos aos cidadãos anônimos que participaram da grande manifestação de caráter pacífico e que busca outra alternativa que não resulte na destruição das belas árvores da Getúlio Vargas.

Jamil Souza