Os cidadãos de Feira de Santana terão todos os seus movimentos vigiados por cerca 200 câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em vários pontos considerados estratégicos pela polícia. O Sistema de Videomonitoramento será reinaugurado na próxima quinta-feira, 7, às 17:00h, no auditório da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência.

Num “verdadeiro” big brother feirense, as câmeras serão programadas para funcionar 24hs. Nem mesmo a zona rural da cidade vai ficar de fora dos potentes “olhos” que prometem vigiar tudo, já que as super lentes podem flagrar situações a uma distância de até 1500 metros.

De acordo com informações da prefeitura, a solenidade será realizada durante o encontro dos membros do Gabinete de Gestão Integrada do Município – GGIM. O órgão é presidido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e composto por representantes de órgãos de segurança pública nas esferas municipal, estadual e federal.

O Sistema de Videomonitoramento que será reinaugurado na próxima quinta-feira (7) promete ser um verdadeiro big brother feirense como suas 200 câmeras especiais que enxergam até 1,5 km de distância. (Foto: Secom/PMFS)
O sistema de videomonitoramento que será reinaugurado na próxima quinta-feira (7) promete ser um verdadeiro big brother feirense como suas 200 câmeras especiais que enxergam até a 1,5 km de distância. (Foto: Secom/PMFS)

No mês passado, guardas municipais, policiais militares e agentes de trânsito participaram do treinamento, com cursos teórico e prático. O sistema é formado por quase 200 câmeras de alta definição, que serão instrumentos importantes na prevenção de atos criminosos ou na investigação destas ações, caso aconteçam em área de cobertura. As lentes, que giram 360 graus, alcançam até 1,5 quilômetro de distância, com excelente nitidez.

Ainda sobre a localização dos equipamentos, a prefeitura informa que eles foram fixados em pontos considerados estratégicos na política de segurança, tanto na cidade como na zona rural. Parte deles enviarão imagens à antena da Central de Videmonitoramento do Município via rádio e outras usarão redes de fibra ótica neste processo. Ambos procedimentos são considerados eficientes e atenderão as necessidades.

Informações mais detalhadas sobre a tecnologia empregada no sistema foram dadas no início deste ano por técnicos da empresa responsável pela instalação das câmeras do equipamento em Feira de Santana.

Jamil Souza