A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abre o Período Letivo Extraordinário 2019.2 com a palestra “Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços históricos e ameaças atuais”. O convidado para proferir a aula magna será o ex-ministro Sérgio Rezende.O evento ocorrerá no dia 18 de agosto, a partir das 9:00h, através de transmissão ao vivo pelo canal da TV Olhos D’Água no Youtube. As aulas do semestre terão início na próxima segunda-feira (17).

Sergio Machado Rezende é o professor doutor ligado ao Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. O ex-ministro da Ciência e Tecnologia é coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste.

A palestra traz como cenário o início tardio da Ciência no Brasil, quando na década de 1960 o País ainda tinha pouquíssimos cientistas e pesquisadores, não havia regime de tempo integral para docentes nem ambiente de pesquisa nas universidades. Também não havia engenheiros ou especialistas em setores básicos da indústria, nosso parque industrial era incipiente e não existia cultura de inovação nas empresas.

O professor Sergio Rezende apresentará os marcos que levaram a uma mudança neste cenário nas últimas décadas e que proporcionaram grande avanço no quadro de C&T no Brasil. Mostrará também que o retrocesso nos últimos anos, e em especial no atual governo, representam uma ameaça para fazer com que C&T contribuam para o desenvolvimento econômico do país. Por fim, o professor apresentará sugestões de atitudes e ações para a comunidade acadêmica reagir às ameaças atuais e tentar impedir que haja um retrocesso maior no processo histórico recente. Fonte: Ascom/Uefs