Começou, na manhã desta segunda-feira (27), a Jornada Virtual da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento que, como o nome anuncia, será virtual, foi acompanhada público estimado de 1.600 pessoas.  Gente de vários cantos, encantada pela pluralidade e diversidade da programação. A seguir, confira mais detalhes da transmissão da cerimônia e conferência de abertura ocorreu pelo YouTube e pela plataforma virtual específica do evento.

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, abriu oficialmente os trabalhos da Jornada Virtual destacando o papel e também os aspectos históricos da Instituição, traçando um paralelo com o cenário atual de pandemia. “A sociedade brasileira passa atualmente por um momento desolador. A suspensão da maior parte das atividades presenciais não tem impedido que a Uefs continue atuando com a extensão, pesquisas, mesas de diálogo e comunicações, que puderam se adaptar ao isolamento necessário. A Jornada tem como objeto a troca de conhecimento, de experiências e aprendizados que contribuam para um mundo melhor. Somos uma universidade sertaneja desejosa de repensar e buscar caminhos, dialogar e incluir saberes. Nos tornamos mais e, definitivamente, plural com esta Jornada”, afirmou.

O papel das universidades foi também destaque na fala do conferencista Vladimir Safátle, que iniciou os debates da programação. “O nosso futuro é um futuro difícil, de luta contínua e não há nenhuma possibilidade de negociação ou de pacificação com esse projeto que nos governa hoje. Quanto mais a gente ficar quieto, mais a violência virá. É importante a universidade compreender, de uma vez por todas, que ela tá na frente desse processo, não só de resistência, mas de forçar transformações na sociedade brasileira”, ressaltou.

Importância do evento

A importância do evento, como maneira de evidenciar uma Uefs viva e pulsante frente aos novos desafios impostos pelo contexto atual, foi ressaltada pelas falas dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/Uefs), Daiana Alcântara, da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Jucelho Dantas, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Uefs), Vivan Alves.

O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, também participou da cerimônia de abertura da Jornada e, na oportunidade, reconheceu a grandiosidade da programação. A atividade contou com apresentação musical do jovem sanfoneiro Cícero Paulo, ganhador da última edição do Festival de Sanfoneiros da Uefs. O músico, que estava em Juazeiro do Norte (CE) no momento da apresentação, emocionou o público virtual com os acordes de suas sanfona. Fonte: Ascom Uefs