Kelly Sátiro dos Santos é aluna da Rede Municipal de Feira de Santana e foi a ganhadora do 1º lugar (do Ensino Fundamental II) do V Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação organizado pela Fundação Pedro Calmon – instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “Ao som da chuva” foi o título da redação de Kelly, que cursa o 9º ano na Escola Eduardo Fróes da Motta.
A cerimônia de premiação aconteceu na quinta-feira, 28, no foyer do Teatro Castro Alves, TCA, em Salvador. No texto, a estudante aborda a importância de valorizar os pequenos e importantes momentos da vida, destacando o simples fato de se estar vivo. Em sua redação, trouxe frases como: “Não quero me esconder da vida, quero encará-la. Quero me jogar e voar alto como um passarinho”, declara Kelly.

“Foi uma sensação incrível representar Feira de Santana e a Rede Municipal de Educação”, diz Kelly. “Todos ficamos muito emocionados, eu, minha mãe e minhas professoras choramos de felicidade. Foi indescritível o que senti quando vi o meu texto em um banner”, conta.

Acompanharam Kelly durante a cerimônia algumas professoras da Escola Eduardo Fróes da Motta, entre elas, Luíza Selis, da área de Língua Portuguesa; e também a mãe da aluna, Terlinda Sátiro dos Santos.

A estudante concorreu com jovens de toda a Bahia e foi a única feirense, de escolas públicas e privadas, entre os 18 finalistas. A iniciativa é da Diretoria do Livro e da Leitura, da Fundação Pedro Calmon – instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Os alunos concorreram em duas categorias: redação e poesia, separadas entre Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.  O evento anunciou a colocação de 1º, 2º e 3º lugar entre os finalista.

Como ganhadora da categoria redação, Kelly ganhou um tablet, um kit com 50 livros variados, um fone de ouvido, o banner com a sua redação impressa e um livro com todas as produções dos finalistas desta e das últimas quatro edições.

A estudante, que já venceu por duas vezes consecutivas a etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o país, se apaixonou pela escrita no 3º ano e pretende torná-la o seu futuro profissional.

“Eu acredito que as pessoas precisam trabalhar com o que amam para serem mais felizes e eu amo escrever. Sei que não é fácil ser escritora no Brasil, mas já dei os primeiros passos e não pretendo desistir”, afirma.  Como disse Kelly em mais um trecho da sua redação: “A vida é feita de agoras, e o agora está escancarando as portas para mim, apresentando um mundo repleto de possibilidades”. Fonte: Secom PMFS / Foto: Divulgação