O sindicato dos professores da rede pública de ensino de Feira de Santana – APLB Feira, emitiu, nesta quinta-feira (06), uma nota à imprensa para comunicar resoluções tomadas na última assembléia da categoria, realizada ontem (5). Os professores só vão repor as aulas depois que a Prefeitura devolver os descontos nos salários. Vale lembrar que, durante a última greve, os professores da rede municipal travaram uma luta feroz com o prefeito Colbert Martins Filho (MDB).

Reposição de aulas só após devolução dos salários cortados, dizem professores. (Foto: APLB Sindicato)

Na nota, a APLB menciona detalhes do processo legal de corte dos salários. Entre as resoluções, destaca que os docentes reafirmaram posição de apenas repor as aulas após devolução dos descontos.

A greve aconteceu entre os dias 11 e 29 de maio. E, apesar do pouco tempo, foi bastante polêmica. Entre invasões de prédios e cortes dos salários, pouco diálogo existiu entre os grevistas e o Governo Municipal. Este último, por vezes vezes, demonstrou-se intolerante e inflexível. Confira, à seguir, a nota da APLB na íntegra.

“Trabalhadores em educação da Rede Municipal reafirmam posição de apenas repor as aulas após devolução dos descontos nos salários

“Na Assembleia dos trabalhadores em educação da Rede Municipal realizada na tarde desta quarta-feira, 5, a categoria reafirmou a posição de apenas repor as aulas após a devolução do que foi descontado dos salários dos profissionais da educação referente aos dias de greve.

Durante a Assembleia foram discutidas as dúvidas da categoria e dados os informes jurídicos pela Assessoria Jurídica da entidade, onde também foi informada a nova data da Audiência de Mediação com o Governo Municipal, promovida pelo Ministério Público do Trabalho, sendo representado pelo Procurador Dr. Bernardo Guimarães, em conjunto com o Ministério Público Estadual, representado pelo Promotor, Dr. Audo Rodrigues, remarcada para o próximo dia 13 de junho, quinta-feira, às 9h, no Ministério Público do Trabalho.

Mais uma vez esclarecemos que o processo do corte salarial dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal, referente ao período da greve, encontra-se no Tribunal de Justiça da Bahia. O Adv. Maximiliano Ataíde, está diligenciando o processo, onde reuniu-se com o Desembargador para esmiuçar e esclarecer todas as questões do processo, onde aguardamos uma sentença já nos próximos dias.

A ação sobre corte da consignação da APLB Feira encontra-se na 2ª Vara da Fazenda Pública em Feira de Santana aguardando o Juiz Gustavo Hungria emitir a sentença.”