Em Feira de Santana, os trabalhadores em educação estão paralisados desde o último dia 11 de março. Numa Assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (28), o professores decidiram pela manutenção da greve da categoria.

Professore decidem pela continuidade da grave. (Foto: APLB Sindicato)

A diretoria APLB Sindicato, informou à categoria sobre a proposta do Prefeito do Município, intermediada pelo Secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, na manhã de hoje, na sede da APLB Feira. No início da tarde, antes da Assembleia, Justiniano França convocou o comando de greve, e com a presença do Secretário de Governo, Paulo Aquino, foi realizada uma audiência com o Prefeito Colbert Martins Filho, no Hotel Acalanto, que manteve a proposta de discutir sobre a Reformulação do Plano de Carreira somente após a suspensão da greve.

Amanhã, 29, será realizada uma audiência de mediação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), para tratar sobre a Reformulação do Plano de Carreira Unificado com o Município de Feira de Santana, marcada para às 9h. Destacamos que o Prefeito do Município informou durante a audiência realizada hoje, que sendo notificado participaria da audiência no MPT. Convocamos a categoria para irmos juntos ao MPT, às 8h30, Rua Francisco Martins da Silva, 204 (Transversal da Castelo Branco, próximo ao Hotel Acalanto)

Sobre a decisão judicial

APLB Feira comunica que até o presente momento não foi notificada pela Justiça sobre a determinação divulgada na imprensa, e que após ser notificada a entidade tem o direito de recorrer da decisão. Sobre o texto da liminar que está sendo divulgada, a APLB Feira informa que foram seguidos todos os trâmites legais para a deflagração da greve e esclarece que o direito à greve é garantido na Constituição e regulado na Lei 7.783/1989, onde a educação não é uma atividade considerada essencial – aquelas atividades cuja paralisação pode causar prejuízo irreparável à sociedade e para os quais a lei exige limites nas greves. A Assessoria Jurídica da APLB Feira também já havia entrado com mandado de segurança sobre o direito à greve da categoria. Aguardamos a decisão da Justiça.