Imagine uma enciclopédia escrita de maneira colaborativa. Agora, coloque-a na internet e permita que mais pessoas editem e adicionem novos verbetes. Essa é a receita da Wikipédia, que completa 15 anos de existência nesta sexta-feira (15).

O projeto foi criado pelos americanos Jimmy Waler e Larry Sanger. Mantida pela Fundação Wikimedia, ela é gratuita e, aos poucos, desbancou outras fontes de informação como a preferida de estudantes, pesquisadores e até mesmo de jornalistas.

A facilidade de encontrar definições utilizando motores de busca como Google e Bing potencializou a ferramenta. Ao mesmo tempo, surgiu a dúvida sobre a veracidade das informações.

Jimmy Wales é um dos criadores do Wikipédia. (Foto: Agência Brasil)
Jimmy Wales é um dos criadores do Wikipédia. (Foto: Agência Brasil)

Os responsáveis pelo site explicam que o material inserido na plataforma web não pode ser original. Ou seja, o Wikipédia funcionaria como uma consulta secundária. Segundo Jimmy Wales, não deve ser usada como fonte primária de informação. Assim, leu um conceito, uma descrição e ficou com dúvidas? Você deve ir no campo de links e referências logo abaixo do texto e comparar com a informação do verbete.

Criticado em relação à qualidade do material, a Wikipédia criou um mecanismo complexo que estimula os usuários a participarem da rede a ajudarem no processo de edição. Para tanto, o voluntário deve cumprir algumas etapas antes de virar, por exemplo, um revisor. As regras de como participar estão disponíveis no link. Leia mais na Agência Brasil