O estudante Lucas Correia de Lima, do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi o vencedor do I Concurso Nacional de Artigos Jurídicos do Escritório de Advocacia Carlos Henrique Cruz. Ele participou com o artigo “O trabalho no século XXI ‘veste rosa’: o empoderamento feminino como fator de evolução das relações individuais do trabalho rumo à igualdade de gênero”.

A solenidade de premiação será realizada sexta-feira (7), em Fortaliza, CE. Como premiação, Lucas Lima vai receber certificado e a quantia de R$ 3 mil. O concurso teve como tema “A evolução das relações individuais do trabalho no século XXI”.

O artigo de Lucas Lima trata das relações individuais de trabalho contextualizadas à temática de gênero, abordando as discriminações ocorridas no campo trabalhista entre homens e mulheres, perfazendo uma linha cronológica de análise jurídica. O artigo também avalia como as inovações têm remodelado, no campo jurídico, o enfrentamento das desigualdades e ajudado a proporcionar a autonomia feminina em detrimento da opressão historicamente criada.

Segundo o estudante, “é muito importante que existam estudos permanentes sobre o tema das desigualdades de gênero, principalmente numa sociedade historicamente marcada por essa discriminação contra a mulher, como é a brasileira”. Lucas Lima salienta que o objetivo do artigo “é a reflexão social sobre a posição atual da mulher e apontar a necessidade urgente de se oferecer igualdade a todos os gêneros”. Fonte: Ascom Uefs