Apresentar e discutir alternativas para melhorar a qualidade de vida da população de uma das regiões mais castigadas pela seca. Com estes objetivos, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, de 4 a 7 de novembro, a IX Feira do Semiárido, que este ano vai abordar o tema Diversidade Cultural e Políticas Públicas para o Semiárido.

Está prevista a participação de professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino do país. Serão realizadas atividades no campus universitário, inclusive em estandes, com a participação de expositores de dezenas de municípios baianos que mostrarão os seus produtos.

Paralelo à IX Feira do Semiárido, será realizada a I Semana Nacional de Agronomia, com o tema “Agricultura Familiar: caminhos para uma produção sustentável no semiárido”.

Durante as atividades, abertas ao público, serão discutidos o respeito às identidades e aos modos de viver, a elevação da produtividade e alternativas para a sociedade e o meio ambiente. “A Feira vai chamar a atenção para os saberes, fazeres e as potencialidades do semiárido, observando a capacidade de homens e mulheres para o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a diversidade regional”, destacou a professora Sandra Nívea Sores de Oliveira, da Comissão Organizadora.

Realizada no campus da Uefs desde 2003, a Feira do Semiárido reúne mais de 600 participantes a cada ano, contribuindo para autonomia política, cultural e econômica frente aos desafios socioambientais, socioculturais, além de apontar possibilidades de emancipação para o desenvolvimento do semiárido.

As atividades serão abertas na noite de 4 de novembro, próxima terça-feira, às 18h, no Anfiteatro, localizado no módulo 2, campus universitário. Será realizada a mesa redonda Políticas Públicas para o Semiárido, com a participação da professora doutora Silvania Lúcia da Silva Lima, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Está prevista, ainda, apresentação cultural com peleja entre os artistas Antônio Queiroz e Paraíba da Viola. Confira a programação no portal www.uefs.br.

Mais informações na Pró-Reitoria de Extensão da Uefs, localizada no Prédio da Administração Central, 1º andar. Telefone (75) 3161-8254. Fonte: Ascom Uefs