Projetos desenvolvidos por alunos de escolas da redes estadual serão apresentados por ele na da 8ª Feteps, a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza que acontece em São Paulo. Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Ceep) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), participam até esta quinta-feira (23), em São Paulo, da 8ª Feteps, na Expo Barra Funda. A feira é um espaço de demonstração e socialização de projetos de pesquisas, produções culturais e serviços, reunindo experiências bem-sucedidas do Brasil e da America Latina.

Os projetos dos alunos da Bahia estão entre os cinco classificados na categoria nacional, apresentada por instituições que oferecem Educação Profissional no país. Rebeca Luna, 18 anos, do curso técnico em eletrotécnica, do Cetep da RMS, é uma das idealizadoras do projeto ‘Braço Mecânico Automatizado com Software Arduino Acionado por Celular’. Ela diz que a experiência é enriquecedora. “Pela primeira vez participo de uma feira nacional. Nossas horas de estudo e dedicação estão sendo recompensadas com a satisfação de ver nosso projeto aprovado. Isso nos motiva a querer continuar na busca pelo saber”.

feira_de_tecnologia_São-Paulo_8º_Feteps_2014
Cartaz de divulgação da 8º Feteps.

O projeto ‘Braço Mecânico’ também envolve estudantes do curso técnico em mecatrônica, do Cetep da RMS. Para desenvolver o experimento, os alunos utilizaram os conhecimentos de elétrica, eletrônica, mecânica e programação. “Esta tecnologia tem a finalidade de acionar dispositivos em longa distância, que precisam ser desmontados, a exemplo de artefatos, e até mesmo auxiliar pessoas com alguma deficiência física. O braço mecânico pode ser usado ainda na automação industrial para determinadas tarefas, que são de risco para o homem”, explicou Rebeca Luna.

Do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara (região centro sul), os alunos do curso técnico em agroindústria estão apresentando o projeto ‘Fornos de Padaria na Obtenção de Energia Limpa’, que consiste do desenvolvimento de um forno, semelhante aos de panificadoras, e possibilita reaproveitar o calor gerado pela combustão da madeira, produzindo energia elétrica de forma sustentável.

Esta é a segunda vez que a rede estadual de Educação Profissional participa do evento. Na edição passada, o Cetep da RMS também esteve presente com o projeto ‘Robô de Sumô’, além do Ceep em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho, com a pesquisa sobre a revitalização das fontes de águas do município. Fonte: Secom/Ba