O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio que atingiu, no início da manhã desta sexta-feira (5), o prédio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde também funcionam a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A área foi totalmente evacuada logo no início do ocorrido e não houve vítimas.

As chamas comprometeram parte do andar térreo, onde funcionam o auditório, as salas dos Conselhos, a Superintendência da Pessoa com Deficiência e o Núcleo de Penas Alternativas, este último setor não atingido pelo incêndio. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Osvaldo Pacheco, o fogo foi controlado por volta das 10h50, quando começou o trabalho de resfriamento. Além dos bombeiros, equipes da Polícia Militar e Defesa Civil também se dirigiram para o local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros as chamas não atingiram os 1º, 2º, 3º e 4º andares do prédio, localizado na 4ª avenida do CAB. No térreo, o dano foi à estrutura material. “Estamos aqui com a Polícia Técnica e com ajuda do Corpo de Bombeiros, que teve um trabalho eficaz e evitou que o fogo não atingisse o prédio todo”, disse o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte. Sobre a possibilidade do incêndio ter danificado processos, o secretário afirmou que “tudo é possível de ser reconstituído porque está tudo dentro do sistema de computação”.

Após o controle do incêndio, o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, tenente-coronel Marcelo Alves explicou que, inicialmente, a própria brigada de incêndio lotada no prédio atingido iniciou os trabalhos, mas, com o aumento das chamas, foi necessário acionar a corporação. A secretária de Justiça, Ariselma Pereira, que está no sul do estado, onde participa de um fórum indígena, retornará para Salvador ainda nesta sexta-feira. Os funcionários da SJCDH e Seap foram liberados e o expediente suspenso. As instalações da Sesab não foram atingidas pelo incêndio.

O Corpo de Bombeiros começou a deixar o local já por volta do meio dia, sinal de que o fogo já foi totalmente controlado. Com informações da Secom Ba.