Uma das mais ricas e animadas manifestações da Cultura do povo de Feira de Santana, o Bando Anunciador acontece neste domingo, 7. A festa popular e tradicional é composta por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo lindo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes. Este ano, a 13° edição do Bando Anunciador acontece em um novo horário, às 6h, e como de costume, com saída do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

História do Bando Anunciador. O evento surgiu em 1860 em anúncio à Festa de Sant’Ana, santa padroeira cidade. Depois de muitos anos parada, a manifestação foi resgatada por iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em 2007.

Festa de todos e todas

Marcada pela irreverência e alegria, a festa é plural e conta participação de jovens, crianças, idosos, homens, mulheres e outros gêneros. Espaço de festa e livre manifestação, o Bando Anunciador também é lugar de protestos de grupos, entidades ou de indivíduos que manifestam apoio ou repúdio às mais variadas causas. Tudo num ambiente de paz, festa e muita alegria.

Como em outras edições, mais uma vez, não será permitida a utilização de som automotivo, paredões de som, trio elétrico, mini trio, carroças, veículos e animais. A medida segue orientações de segurança, com o intuito de evitar acidentes e oferecer mais comodidade ao público que terá como desafio seguir o cortejo e se divertir ao longo de todo percurso.

O Trajeto do bando

O trajeto “oficial” terá início em frente ao Cuca, seguirá até a Igreja dos Remédios e irá à Avenida Senhor dos Passos pela Rua Capitão França. Na esquina da Prefeitura o cortejo segue, pela avenida Getúlio Vargas, até a Rua Marechal Deodoro. Por fim, retorna à praça da Matriz pela Rua de Santana.

Portanto, monte sua fantasia e, com bando ou sozinho, viva o cortejo do Bando Anunciador. Viva!