Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), em Feira de Santana, a inauguração de uma antena responsável pela distribuição do sinal digital da TV Educativa da Bahia, a TVE, na cidade. Desde que o sinal analógico foi desabilitado, os feirenses estavam impedidos de assistir a programação da Televisão Pública da Bahia.

A torre da antena está instalada no terreno do Colégio Estadual Gastão Guimarães. A inauguração do aparelho contou com a presença do diretor do Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb), órgão responsável pela gestão da Radio e TV Educativa. Também do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

O sinal analógico da TVE foi desligado em Salvador no dia 26 de julho de 2017. Em Feira de Santana o fim do sinal analógico aconteceu em 5 de dezembro de 2018, desde então os feirenses ficaram impedidos de acompanhar o sinal da emissora. Agora, com a instalação da antena ocorrida hoje (22), quem quiser acompanhar a programação da TVE em Feira de Santana, basta acessar o Canal 9.1 HD.

A instalação do equipamento demorou para acontecer. E, agora é esperar para ver quando a TVE vai dar espaço em sua programação para programas de conteúdo local. Afinal, Feira de Santana é um celeiro de produção audiovisual e não faltam talentos para criar, dirigir e produzir programas originais sobre diversos temas.

Apesar da boa programação, a emissora pública da Bahia recebe críticas por enfatizar apenas Salvador e o recôncavo baiano. A exceção de poucas cobertura especias, tais como os Festejos Juninos, o enorme interior da Bahia recebe pouca atenção da TVE. O fato é que falta vontade política e investimentos para fortalecer a TV Educativa e pluralizar o seu conteúdo. Torcemos por isto.