“Se não chover até 19 de março, neste ano, não terá inverno”, afirmam os mais velhos. Vale lembrar que o dia 19 de março, no Calendário Católico, é o Dia de São José. Mas, até agora, nada de chuva ou nuvens que a anunciem aqui, em Feira de Santana. Já o Sol reina, pleno e absoluto nos céus e tá queimando, literalmente. As plantas sofrem.

Confiram as fotos das folhinhas da Renda, torradas pelo sol de hoje. Sem vento algum para amenizar o forte calor, os 38°C, marcados no termômetro, parecem ser bem mais que os 42° de sensação térmica, anunciados no aparelho.

Sol queima literalmente no Dia de São José, em Feira de Santana. (Foto: Jamil Souza)

Vixe! Tá é quente! Mas, há esperança e fé. Sim, segundo a minha mãe, D. Socorro, ainda há esperança de chuva cair e, portanto, temos que esperar até meia noite, pois, “o dia 19 de março só finda à meia noite”. Sendo assim, esperemos.

E é assim em Feira de Santana e em todo o semiárido baiano e nordestino. Eita povo de fé. Para a alegria invadir seus corações e rostos sofridos, basta, apenas, água dos céus. “Manda logo, São José!” Basta cair umas gotinhas de chuva, que todos correm para o campo semear milho, feijão e outros cultivos a serem consumidos no São João (festas de junho).

Portanto, que venha a chuva. Pois o sol, bem, como diz o povo daqui: “o sol tá de rachar”.

 

 

 

Céu azul, sem nuvens e o Sol queimando, em Feira de Santana, no dia 19 de março, o de São José. E nada de chuva. (Foto: Jamil Souza)

 

O Sol intenso queimou as folhinhas da “Renda”, plantinhas do quintal de Dona Socorro. (Fotos: Jamil Souza)