As manifestações da Cultura Popular e do Folclore brasileiro quase sempre são esquecidos por jovens e crianças que, cada dia mais, recebem estímulos para comemorarem o Halloween, um festa muito popular nos Estados Unidos e de origem europeia. Contudo, uma escola pública de Feira de Santana resolveu dar “um a zero” na festa importada. E, no dia 31 de outubro, dizem não ao Halloween e comemoram o Dia do Saci.

Confiram, a seguir, detalhes desta história contada numa pequena nota produzida pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Feira de Santana.

Ao redor do mundo, no dia 31 de outubro comemora-se o Halloween, mas na Creche Escola Professora Dalva Suzart Gomes, unidade de ensino da Rede Municipal, as crianças e os professores celebram o Dia do Saci. Com uma vasta programação que culmina com uma caminhada pelas ruas do bairro Alto do Papagaio, a comemoração acontece há 10 anos.

Na programação ainda teve roda de samba, capoeira e bumba meu boi. Todos os 200 alunos participaram das atividades que aconteceram durante toda esta terça-feira. Em 2013, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal n.º 2.479, que institui o 31 de outubro como sendo o Dia do Saci.

“O projeto Tradições Culturais começa sempre no mês de agosto. Nele, abordamos as lendas e todo o folclore brasileiro, dividindo as turmas dos grupos 1 ao 5, representando cada região. É uma forma de celebrar a cultura nacional e não seguir a tendência que é comemorar o Halloween em 31 de outubro”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Selma Mendes.